top of page

O Grupo PELE De FULÔ surgiu a partir do Processo Prático do Mestrado em Artes Cênicas (UFRN- 2011) da Artista-Pesquisadora, Carla Pires Martins.  Atriz, preparadora corporal e coreógrafa, ao fundar o Grupo, iniciou seus passos na Direção Cênica e Dramaturgia. Trata-se de um Grupo novo, mas que carrega as tradições das brincadeiras populares na bagagem, associando-as ao trabalho de composição do ator.

PELE De FULÔ assume, então, a identidade de grupo de teatro de cunho investigativo e processual, cujo objetivo de sua fundação é fomentar processos artísticos, tendo como Matriz norteadora o Universo das Manifestações Populares. 

​Em seu currículo, os espetáculos:  CRAVO DO CANAVIAL - contemplado com os Prêmios Funarte Myriam Muniz (Montagem (2011) / Circulação (2012) e com o Edital Cena Aberta Nordeste - 2012.; BODAS DE SERTÃO,  em parceria com a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM);   TOMBO DA RAINHA - contemplado com III Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras; CASA DO LOUVOR, em parceria com a Bagana Cia de Teatro (Mossoró-RN).

​O PELE De FULÕ além de oferecer fruição de espetáculos artísticos, fomenta a construção de pensamento e conhecimento, a partir das oficinas que ministra ("O Corpo Que Brinca" e "Danças Populares"). Assume também a produção de projetos de Grupos, cuja identidade entra em consonância com sua filosofia. 

#OsDoPele

Direção Artística

Fundadora e Diretora Artística do Grupo PELE De FULÔ. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Bacharel em Interpretação pela Universidade Federal do Estado Do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atriz, preparadora corporal, coreógrafa e jornalista, assina a Direção Cênica e Dramaturgia dos espetáculos do Grupo. Atuou como Gestora Geral de Arte e Cultura dos Salesianos do RN (2016- 2017) e como professora substituta do Departamento de Artes (UFRN) (2014 - 2015).  O espetáculo Cravo do Canavial, primeiro do Grupo, faz parte de sua pesquisa de Mestrado e associa elementos do Maracatu Rural - brincadeira popular do interior de Pernambuco e a Técnica da Mímesis Corpórea, sistematizada pelo Lume – que pressupõe a recriação de ações físicas e vocais de terceiros em nome da construção e composição de personagens e de uma proposta cênica.

Trabalhou no Rio de janeiro, onde atuou durante quinze anos, com os diretores: João Falcão, Antonio Abujanra, João Fonseca (Grupo Privilegiados), Vital Santos, Theotônio Paiva, Walter Avancini, dentre outros. Em Televisão, como atriz, nas Emissoras: Rede Manchete e Rede Globo, nas novelas "Tocaia Grande", "Mandacaru", "Os Maias". Dentre os trabalhos como dançarina atuou nos shows da cantora brasileira Elba Ramalho, em parceria com o compositor Dominguinhos, sob a direção de Moacyr Góis. Como educadora, atuou durante quatro anos no Grupo Cultural Afroreggae, onde ministrava aulas de danças populares e teatro destinados a crianças e adolescentes de favelas do Rio de Janeiro, grupos de menores infratores cumprindo medida sócio educativa e policias militares de Belo Horizonte. Ainda com o Afroreggae desenvolveu oficinas em Londres e Manchester – Inglaterra – direcionada a atores, bailarinos e educadores, onde teve a oportunidade de fomentar sua pesquisa que tem como base as Manifestações Populares Brasileiras ­ herança de seu percurso na Escola do Balé Popular de Pernambuco ­ e o trabalho de composição do ator. Formada também pela Escola técnica Martins Pena (RJ) e Graduação em Jornalismo pela FACHA (RJ).

Please reload

Cursando Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fez o curso de Teatro do Oprimido com Augusto Boal (UFRN), participou do III Colóquio Internacional de Etnocenologia e II Seminário Nacional sobre Performáticos Performance e Etnocenologia promovida pelo programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Atriz, professora de teatro (em formação - UFRN), Professora de dança – SINSENAT, bailarina interprete criadora. Atualmente integra o grupo Pele de Fulô a 3 anos, compõe a Cia Gaya dança contemporânea a 4 anos. Cursou Teoria musical e técnica vocal aplicada ao canto – IEADERN. Participou da primeira edição do Laboratório de cena – Grupo Clowns de Shakespeare 2016. Participou da Oficina “Emoções” - SESC e Théatre du soleil 2014. Participou Intercambio de dança RN/BRASIL – MAINE/EUA – 2014. Responsável pela técnica vocal no grupo Pele de Fulô.

Estudante do Curso de Licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Entre 2008 e 2009 fez parte do Grupo de Teatro “G7, grupo sertão de teatro” da Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo. Posteriormente, entrou para o grupo de teatro Maria Cardoso. Durante o ano de 2013 fez parte da Cia. de teatro Arte.

Luã Fernandes

Ator, bailarino interprete, educador em arte, preparador corporal, modelo fotográfico na Agência Hi-Lô Model's (RN). Cursa Licenciatura em Teatro pela UFRN, estudou Artes Cênicas (Teatro) no Sesi - SP. Trabalhou como ator no espetáculo "Do Amor - Uma Comédia Pouco Romântica" do Coletivo Provisório (RN) onde também realiza a função de preparado corporal, também trabalhou como repórter e apresentador televisivel, no programa "O Bonde" pela RedeTv RN. Participou do programa de iniciação á docência PIBID Teatro pela UFRN, praticante de Parkour e Freerunning, participou do curso inicial para dublê de ação na "No Limits Stunts Dublê" (SP, pesquisador do Teatro Ritual e Dança-Teatro. Participou e fez parte da produção do evento "Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual" em Natal. Discente tambèm no curso de Marketing pela UNIFacex.

Raquel Guedes

Atriz (24 anos), Formada no curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Fez parte do “Pérola grupo de Teatro” (2014-2015), trabalhou como Professora de Teatro na  MapleBear Escola Canadense de Natal/RN (2016). Trabalhou como professora substituta de Artes no Colégio Salesiano Dom Bosco (RN- 2017). Participou da Atividade de Extensão Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual, promovido pelo Departamento de Artes, UFRN.Viena/AUS (2016). Trabalhou como Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – Teatro, da UFRN, em Natal/RN. Pesquisando e desenvolvendo atividades de ensino sobre o Teatro na escola (2012-2016). Participou como ministrante da oficina/palestra “O Ser em Cena no Encontro Com o Artista”, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN, (Parnamirim/RN – 2016). Participou da Atividade de Extensão II Seminário Universidade, Escola e Comunidade, promovida pelo Departamento de Práticas Educacionais e Currículo, pela UFRN (Natal/RN–2015). Participou como aluna especial da disciplina Pedagogia e Encenação no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN (Natal/RN-2016). Atualmente é professora de Teatro no Município de Montanhas (RN). Ingressou no Grupo Pele de Fulô em 2016, compõe o elenco do espetáculo “Tombo da Rainha” e também do novo processo “A Lua Anda Devagar, Mas Atravessa o Mundo).

Karina de Oliveira Lucas, nascida em Currais Novos/RN (1992), vive e trabalha em Natal. Estudante do curso de Licenciatura em Teatro na UFRN, atualmente integrante do Grupo Pele de Fulô, desenvolve sua pesquisa à cerca da cultura popular. Como Percussionista é integrante da Nação Zamberacatu, Grupo Coco de Rosa e Samba das Nêga.

Cursando licenciatura em teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e em cartaz com o "Tombo da Rainha", primeiro trabalho profissional como ator, pelo Grupo Pele de Fulô.

Sou bruno, venho da terra onde é berço da aviação potiguar, Parnamirim, acostumado a alcançar vôos nos autos populares onde comecei a vislumbrar a essência do teatro. Atualmente estou atuando no espetáculo tombo da rainha e cursando licenciatura em teatro pela U.F.R.N. Tenho interesses em cenografia, teatro de rua e cultura popular.

Please reload

bottom of page